quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Dez pontos para leitura orante, pessoal e diária da Bíblia
1. Iniciar invocando o Espírito Santo: peça as luzes de Deus, com suas palavras, que Ele ajude você a entender e viver o texto que vai ser meditado.
2. Leitura lenta e atenta do texto: sem pressa, é Deus que está falando com você, leia pausadamente, saboreie o que Deus tem a dizer pra você.
3.Momento de silêncio, lembrando o que leu: Saboreie o texto, deixe a sua memória re-cor-dar (levar de novo ao coração) o texto. Quando vivemos uma experiência fascinante sempre gostamos de lembrar, feche os olhos e medite o que você leu. Você ainda lembra? Se não lembra leia de novo.
4.Ver bem o sentido do texto: materiais não faltam: a Bíblia pastoral sempre traz comentários do texto. Procure na internet informações sobre o livro do qual você retirou a leitura. Na internet existem ótimos comentários sobre o Evangelho do dia, na hora que você for olhar seu Orkut ou MSN dá uma procurada nos sites de busca, se tiver mais condições compre alguns livros sobre o assunto existem ótimos no mercado. Se não tiver condições para isso anote suas duvidas e pergunte depois ao padre ou alguém que saiba, com certeza irão te ajudar.
5. Atualizar e “ruminar” a Palavra, ligando-a com a vida: traga o texto para a sua vida. A Bíblia não é só um livro de história. Na vida do povo de Israel vemos a nossa vida: quantas vezes não abandonamos a Deus, recebemos dele maravilhas, somos levados ao deserto de provações?
6.Ampliar a visão ligando a outros textos: muitas traduções da Bíblia trazem as citações de outros textos que exprimem a mesma idéia, ou mesmo como esse texto se cumpre em Jesus, ou melhor, que Jesus realizou o que diziam as Escrituras (Lc 24,27). Se na sua não tem, não se preocupe,pergunte para alguém que tenha contato com essas informações, com certeza ele vai te ajudar.
7.Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus: você ainda lembra o texto que leu no começo? Bem, agora vamos ler de novo, mas desta vez não só ouvindo a voz de Deus, mas também respondendo a Ele, rezando o texto.
8.Formular um compromisso de vida: Assim como a chuva vem a terra e não volta ao céu sem ter regado, fecundado, e feito germinar a terra, assim a palavra de Deus não volta sem gerar frutos no nosso coração, sem dar resultado (Is 55, 10-11). Sendo assim formule agora, a partir do texto que você leu um compromisso de vida, para você e para Deus. Simples, pé no chão, não prometa o que não pode cumprir.
9.Rezar um salmo apropriado: os salmos são a oração do povo de Deus por excelência, faça com que o texto lido se torne você, sinta como se você fosse o autor do salmo. Mas não esqueça, o salmo deve estar ligado ao texto lido, a liturgia da Igreja sempre nos dá os salmos de resposta da missa, que tal utilizá-los?
10.Escolher uma frase como resumo para memorizar: os nossos irmãos “evangélicos” tem uma boa qualidade: guardam muito bem os textos bíblicos. Ora, por que você não tenta também, guarde um versículo do texto para te lembrar do que Deus te falou hoje, não para atirar nos outros como se você estivesse salvo, mas para lembrar que o amor de Deus supera nossos merecimentos e que também precisamos de conversão.
Parabéns, você acabou de viver a leitura orante da Palavra de Deus, que tal repetir essa experiência em casa?!!
http://canoeiro.over-blog.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário